Os Arquétipos de Bolsonaro - Conscienciando

Consigo ver pelo menos 3 arquétipos (ver Platão e Carl Gustav Jung) em Jair Bolsonaro:

Arquétipo do Herói: uma figura de autoridade militar que vence os perigos e salva a nação.

Arquétipo do Louco: o que fala o que quer, enfrenta, debate e xinga sem limites.

Arquétipo do Buscador: escolhido por Deus, com missão de guiar seu povo.

 

Você não usa um arquétipo, ele usa você. Em resumo, ele se expressa através do seu modo de ser, ou seja, como você pensa, sente e age no mundo, então o arquétipo tem mais a ver com o modo como você se expressa naquilo que se propõe a fazer.

O primeiro arquétipo caiu totalmente após certo tempo de governança, uma vez que esta imagem foi criada através de sua rede de mídia sociais, muitas vezes trazendo dados falsos, não salvou o país, não deu crédito nem vida boa para a classe que se achava representada por ele, ou seja, não foi herói nem dos que o elegeram, muito menos da oposição.

A segunda ainda se mantém mas que nas cenas dos últimos capítulos sofreu uma dura queda: ter que pedir ajuda para o Michel Temer para escrever uma carta de pedido de desculpas, enfraquecendo seu arquétipo de louco, não tão louco assim.

O terceiro é uma tentativa de se aproximar dos religiosos e principalmente dos evangélicos, porém muitos católicos também o enxergam como homem enviado e escolhido por Deus, mas creio que isso é estratégia para 2022.

Veja como uma figura política é construída de forma intencional e planejada, estou usando aqui a ideia de modelos primordiais para explicar como estes personagens políticos, sociais e psicológicos são criados em nossa era moderna, mas que estes modelos já foram usados por poderosos de diversas épocas.

Claro que aqui se aplica a todos os políticos, banqueiros, líderes, poderes midiáticos e não apenas ao polo esquerda-centro-direita.

O Bolsonaro critica a mídia e o seu povo ao aplaudir – no calor do Globo Lixo – acaba se esquecendo (mas o Bolsonaro não, ele sabe muito bem disso) que o seu próprio lider também é manipulador ao utilizar a sua própria persona arquetípica para vender a imagem de héroi, louco ou missionário (ver persona em Marketing).

A personaga de Bolsonaro foi construída assim, com uma narrativa com início, meio e fim e cada passo por mais improvisado que pareça é em suma uma jogada arquetípica para reforçar o condicionamento operante (ver John B. Watson e B. F. Skinner) sobre o seu público e reforçando sua imagem e valores internos e se distanciando e diferenciando do grupo opositor (ver ÁLVARO, J. L.; GARRIDO A. Psicologia social: perspectivas psicológicas e sociológicas. (cap. 05, p. 277), onde cita Tajfel (1978, p.376).

Se você que ganhar de R$ 3000,00 a R$ 15000,00 por mês pode contratar um psicólogo ou consultor de marketing para te ajudar na sua carreira, imagina uma figura como o atual presidente que tem muito dinheiro, redes de contato e profissionais de diversas áreas do saber que podem traçar estratégias de semanas meses e anos.

Basta pensar e refletir, qual é o arquétipo que rege uma figura de poder? Minha vida? Minha sociedade? E assim por diante…
Existem outros arquétipos que o Bolsonaro vive, porém esses que listei são os que eu consigo ver de forma acentuada, mas existem outros de menor peso em seu jeito de ser ou estratégia de poder.

Então saiba que um(a) líder político, financeiro, espiritual ou social – e isso inclui empresas – estão sim vivendo arquétipos, estes modelos pré-definidos e intagíveis batem forte na nossa psiquê e no modo como reagimos a eles.

 

Estas figuras de poder sabem muito bem que os arquétipos afetam fortemente a nossa vida e fala diretamente com o nosso inconsciente.

 

Então não compre a ideia de que o presidente é do povo, seja Bolsonaro ou Lula e de que ele é autêntico(a) e verdadeiro(a), isso não existe! No jogo de poder não há inocentes, nem eles do poder que sabem disso e nem nós do povo que temos este conhecimento, ambos somos conscientes desses poderes arquetípicos e é nosso dever alertar os nossos pares (do povo para o povo).

Não compre a ideia de político bonzinho, jamais! Menos romantismo e mais conhecimento vai te ajudar a abrir o olho, seja lá qual for o lado que esolheres!

Fique atento da próxima vez que ver um personagem de filme, livro ou figura pública ou comercial de uma empresa e se pergunte: qual arquétipo em mim que eles querem atingir!

Até a próxima! 🙂

 

Para saber mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arqu%C3%A9tipo 

https://www.douglasmaluf.com.br/os-12-arquetipos-de-jung-qual-e-o-seu/ 

https://www.saberviver.tv/platao-e-sua-teoria-dos-arquetipos/ 

https://www.psicanaliseclinica.com/lista-de-arquetipos/

https://www.youtube.com/watch?v=bidbLX7CTzw

https://psicoativo.com/2016/08/condicionamento-operante-definicao-como-funciona-e-exemplos.html

https://www.artetipos.com/post/o-louco-carta-do-tarot/

https://rockcontent.com/br/blog/arquetipo-de-marca/ 

https://raccoon.ag/blog/marketing-digital/arquetipos-para-atrair-clientes/ 

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/10/bolsonaro-diz-que-chora-sozinho-no-banheiro-de-casa-e-que-michelle-nunca-viu.shtml 

https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/09/09/leia-a-integra-da-declaracao-a-nacao-de-bolsonaro.ghtml 

https://istoe.com.br/bolsonaro-chora-no-banho-remorso-ou-lagrimas-de-crocodilo-opine/ 

 

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Escrito por conscienciando
Conscienciando é um blog que traz consciência através de artigos sobre diversos campos do conhecimento e experiência humano.